Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PABLO ROBERTO DE SOUSA NETO
UFPI - Universidade Federal do Piauí - Teresina - PI
Dissertação
Título
A aplicação do Número de Ouro como Recurso Metodológico no Processo de Ensino-aprendizagem
Resumo
No processo de ensino-aprendizagem, uma questão relevante, que merece atenção, é a
relação entre a teoria e a prática dos conteúdos dados nas diferentes disciplinas exigidas
pelo currículo de nível médio. Neste contexto, procedeu-se na evidência da inter-relação
entre o método de ensino e sua aplicabilidade no meio social, assim como a descrição e
articulação da prática docente. A matemática, em especial, nota-se, pela sua complexidade
e exatidão. Verica-se que, no decorrer do percurso escolar, muitos educandos
demonstram diculdades não somente no aprendizado, mas principalmente, na ligação do
conteúdo teórico com a sua função prática no cotidiano. Para tanto, a metodologia consistiu
na busca de evidências das quais autores como Barbosa (1999); Soares (1998); Colello
(2012); Libâneo (1994), dentre outros, subsidiaram, mostrando claramente a necessidade
de implementação de mudanças nos métodos educacionais. Destacando a importância
da utilização de novos recursos metodológicos através da aplicação do Número de Ouro,
tendo o método de ocina/prática como sendo um fator essencial para a agilidade da
prática docente, na qual a gura do professor é fundamental para obtenção de uma nova
metodologia de ensino, buscou-se confrontar o método intitulado aula tradicional com
outro intitulado ocinas/práticas, ambos utilizando o Número de Ouro. Apresentouse
o contexto histórico, denição e aplicação da Razão Áurea, retângulo áureo, espirais
áureas, pentagramas de ouro e a Sequência de Fibonacci, bem como, conteúdos relacionados
ao processo de ensino-aprendizagem, contextualizando as diculdades dos educandos
na aquisição dos conteúdos com relação à disciplina Matemática do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Campus Timon/MA.
[Download TCC]