MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PABLO ROBERTO DE SOUSA NETO

UFPI - Universidade Federal do Piauí - Teresina - PI

Dissertação

Título
A aplicação do Número de Ouro como Recurso Metodológico no Processo de Ensino-aprendizagem
Resumo
No processo de ensino-aprendizagem, uma questão relevante, que merece atenção, é a relação entre a teoria e a prática dos conteúdos dados nas diferentes disciplinas exigidas pelo currículo de nível médio. Neste contexto, procedeu-se na evidência da inter-relação entre o método de ensino e sua aplicabilidade no meio social, assim como a descrição e articulação da prática docente. A matemática, em especial, nota-se, pela sua complexidade e exatidão. Verica-se que, no decorrer do percurso escolar, muitos educandos demonstram diculdades não somente no aprendizado, mas principalmente, na ligação do conteúdo teórico com a sua função prática no cotidiano. Para tanto, a metodologia consistiu na busca de evidências das quais autores como Barbosa (1999); Soares (1998); Colello (2012); Libâneo (1994), dentre outros, subsidiaram, mostrando claramente a necessidade de implementação de mudanças nos métodos educacionais. Destacando a importância da utilização de novos recursos metodológicos através da aplicação do Número de Ouro, tendo o método de ocina/prática como sendo um fator essencial para a agilidade da prática docente, na qual a gura do professor é fundamental para obtenção de uma nova metodologia de ensino, buscou-se confrontar o método intitulado aula tradicional com outro intitulado ocinas/práticas, ambos utilizando o Número de Ouro. Apresentouse o contexto histórico, denição e aplicação da Razão Áurea, retângulo áureo, espirais áureas, pentagramas de ouro e a Sequência de Fibonacci, bem como, conteúdos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, contextualizando as diculdades dos educandos na aquisição dos conteúdos com relação à disciplina Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Campus Timon/MA.
[Download TCC]