MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PATRICIA APARECIDA PINHEIRO

UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - São Carlos - SP

Dissertação

Título
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho baseia-se em reflexões sobre o ensino e a aprendizagem da álgebra em sua fase introdutória com alunos do sétimo e oitavo anos do Ensino Fundamental, tendo como produto final uma sequência didática com o objetivo de introduzir o pensamento algébrico de forma mais eficaz. Em um primeiro momento, fazemos uma discussão acerca dos aspectos relacionados à introdução ao estudo da álgebra, abordando as dificuldades e os erros que os alunos apresentam à luz dos pensamentos de vários autores e pesquisadores em Educação Matemática. Também trazemos as diretrizes gerais para o ensino de tal assunto segundo documentos oficias (Parâmetros Curriculares Nacionais e Proposta Curricular do Estado de São Paulo). Além disso, apresentamos a proposta de sequência didática idealizada, e discorremos a respeito das metodologias escolhidas. Em um segundo momento, tratamos da aplicação da sequência em duas turmas do oitavo ano de uma escola da rede estadual de São Paulo. Por fim, expomos impressões, resultados e sugestões para que a sequência didática proposta possa ser usada e aprimorada por outros docentes.
[Download TCC]