Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOÃO ALFREDO MONTENEGRO CASTELO
UFC - Universidade Federal do Ceará - Fortaleza - CE
Dissertação
Título
RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES QUADRÁTICAS: UM RESGATE HISTÓRICO DOS MÉTODOS E UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DA SEQUENCIA FEDATHI NO SEU ENSINO.
Resumo
Desenvolvemos neste trabalho um estudo a respeito das equações do 2º grau em um contexto histórico que visa dar ao professor de matemática dos Ensinos Fundamental e Médio condições de instigar o aluno a levantar importantes questionamentos sobre o assunto aumentando o seu interesse e, consequentemente, melhorando o seu aprendizado.
Para atingir este objetivo, destinamos o Capítulo 2 para tratar de história da matemática em um contexto geral e também mostrar algumas formas como os povos antigos trabalharam as equações quadráticas. Neste Capítulo, escrevemos sobre os seguintes métodos: Árabe, Egípcio, Mesopotâmio (Babilônio), Grego, Hindu, Chinês e Europeu.
Pesquisamos maneiras de abordar o ensino das equações do 2º grau, que fugissem de uma simples apresentação da conhecida fórmula de “Bhaskara” e reservamos o Capítulo 3 para sugerir um exemplo de aplicação da “Seqüência Fedathi”, que cria e possibilita uma hierarquização dos momentos que podem ser trabalhados por meio de sua história.
No último capítulo, apresentamos algumas considerações com influência de LAGES (2001), que sugere a vigilância a certos elementos relacionados ao livro didático do ensino médio e, particularmente, ao conteúdo que foi objeto desta investigação.
Por fim, acrescentamos alguns anexos que falam um pouco sobre a vida e obra de dois importantes matemáticos da antiguidade: Bhaskara (hindu) e Al-Khwarizmi (árabe) além de expormos alguns problemas antigos como sugestão de utilização em aula.
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