Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANCINÁRIA PARENTE FERREIRA
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
Análise Combinatória no Ensino Médio: uma abordagem sem o uso de fórmulas
Resumo
As dificuldades de aprendizagem apresentadas por estudantes ao lidarem com a Análise Combinatória, em sua maior parte, provocadas pela prática pedagógica do professor, o qual geralmente faz uma abordagem explorando apenas algumas
técnicas de contagem, onde a preocupação principal é a aplicação de algoritmos, motivou a realização deste estudo; que tem como objetivo elaborar uma proposta pedagógica de ensino para se trabalhar com conceitos básicos da Análise
Combinatória voltados para o Ensino Médio, sem o uso de fórmulas, utilizando exclusivamente a resolução de problemas e enfatizando o principio multiplicativo como principal estratégia de resolução para os problemas de contagem. Essa opção metodológica se fundamentou em pesquisas realizadas em documentos oficiais de âmbito nacional e estadual que regem o Ensino Médio, sobre a resolução de problemas como metodologia de ensino e em estudos acadêmicos acerca do processo de ensino e aprendizagem da Análise Combinatória voltados a esta modalidade de ensino. A proposta didática feita aqui é desenvolvida em quatro momentos compostos de atividades a serem realizadas pelos alunos em pequenos grupos, envolvendo problemas do cotidiano, e tem como finalidade colocar o aluno
no papel de construtor do seu conhecimento.
[Download TCC]