MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JORGE VIEGAS MARTINS

UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Dourados - MS

Dissertação

Título
Análise dos Métodos Utilizados na Resolução de Sistemas Lineares no Ensino Básico
Resumo
Neste trabalho, testou-se a eficiência de dois métodos para resolução para sistemas lineares com duas equações lineares e duas incógnitas apresentados no livro didático do 8º ano do ensino fundamental, da rede estadual de ensino, com a intenção de avaliar qual deles é mais adequado para os alunos, nesta fase de aprendizagem. Tomou-se como amostra a turma do 8º ano A, constituída por 34 alunos da escola estadual Rui Barbosa, da cidade de Cassilândia – MS. Aplicou-se um pré-teste para analisar o nível de conhecimentos dos alunos em relação a conteúdos tidos como pré-requisitos para uma melhor aprendizagem dos dois métodos, e em duas situações distintas aplicou-se o mesmo pós-teste, na primeira situação os alunos deveriam utilizar, somente, do método da Substituição, e na segunda situação somente o método da Adição. Posteriormente foi feita uma análise desses resultados. Baseados nos resultados obtidos neste trabalho e no Referencial Curricular do estado de Mato Grosso do Sul, foi feita uma sugestão aos professores de matemática da rede estadual de educação que priorizem o método da Adição, buscando eliminar sempre a primeira incógnita, pois esse procedimento permitirá que o aluno tenha mais facilidade em aprender escalonamento de sistemas lineares com mais de duas incógnitas, conteúdo presente na ementa do 2º ano do ensino médio.
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