MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JORGE BONFIM NOGUEIRA

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA

Dissertação

Título
A UTILIZAÇÃO DE ANIMAÇÕES EM POWER POINT COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Resumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), ao oferecerem diferentes recursos midiáticos e comunicativos, configuram-se como uma poderosa ferramenta em diversos ramos da matemática, desde que sejam incorporadas numa perspectiva de mudança das práticas pedagógicas vigentes, sobretudo no ensino dessa disciplina. Assim, o uso das novas tecnologias vem sendo discutido e apresentado como uma das tendências da educação matemática e como uma das “novas” metodologias que pode trazer significativas mudanças para a sala de aula. Assim, o presente estudo objetivou discorrer sobre a utilização de animações em Power Point como ferramenta didático-pedagógica para o ensino da Matemática. Nele, compartilho algumas das experiências que venho realizando em sala de aula, desde 2007, fazendo uso dessa ferramenta. Ainda apresento atividades para o estudo de trigonometria juntamente com uma orientação para a construção e animação de slides. Essas atividades fazem parte do trabalho que venho desenvolvendo como professor da Educação Básica ao longo dos últimos seis anos, em que mostro que é possível a utilização desse recurso computacional na sala de aula, tornando essa aula mais envolvente e atrativa para os alunos. Dessa forma, a escolha desse tema nasceu da necessidade de poder compartilhar com um público maior as atividades realizadas e mostrar que o ensino e aprendizagem pode se dar de forma dinâmica com a utilização de mais uma ferramenta tecnológica. No bojo das discussões faço algumas considerações tendo como parâmetro alguns autores que veem discutindo sobre o uso das TIC no ensino em geral e, em particular, no ensino de matemática. Ao finalizar o trabalho aponto as facilidades e dificuldades que o professor vai encontrar ao utilizar essa ferramenta e, sobretudo, destaco que as aulas com o uso do Power Point podem ser interessantes e motivadoras, tornando mais efetivo o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, reafirmo que o uso do software, como qualquer outro, não pode ser utilizado indiscriminadamente, nem substituir o professor, haja vista que, se lançar mão repetitivamente de um mesmo recurso, pode ter um efeito contrário, tornando as aulas cansativas e desumanas.
[Download TCC]