Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: THAÍS ELISA BARCELOS ABREU
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo discutir a deficiência visual, a legislação que envolve e apóia a educação inclusiva, discutir o processo de ensino de Matemática a deficientes visuais, a importância da visualização na aprendizagem e possibilitar que as dificuldades encontradas através desta pesquisa possam ser sanadas e divulgar este texto para que professores possam aplicá-lo em suas salas de aula, a fim de facilitar o desenvolvimento nessa área e favorecer o ensino de Geometria. Mais especificamente, a pesquisa realizada com foco no processo de ensino-aprendizagem de Geometria, mostrou que os conceitos relativos se tornam mais compreensíveis e recebem mais significado à medida que são representados plana e tridimensionalmente, através da observação, manipulação, construção e interpretação. Concluímos assim que os materiais manuseáveis e o uso da tecnologia podem facilitar o desenvolvimento das habilidades de visualização dos alunos com deficiência visual.
[Download TCC]