MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANDERSON DA SILVA MELO

IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
O ensino das razões trigonométricas com auxílio de software de geometria dinâmica
Resumo
O principal objetivo deste trabalho é equiparar os resultados da aplicação de uma metodologia desenvolvida para o ensino das razões trigonométricas em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental de duas escolas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro que apresentam diferença significativa no ranking classificado pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Selecionou-se o software de geometria dinâmica Geogebra para auxiliar na assimilação dos conceitos abordados. Seria possível a utilização de um software de geometria dinâmica como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem das razões trigonométricas? Os resultados de tal utilização seriam satisfatórios no desenvolvimento da abstração dos conceitos trabalhados? Seria possível traçar um paralelo de resultados, ou mesmo reduzir a distância entre duas realidades tão distintas? Para buscar respostas para essas questões, foram ministradas cinco aulas de cem minutos cada, com a aplicação de uma avaliação discursiva na última. A finalidade desta prova foi apurar o grau de entendimento dos alunos em cada etapa do aprendizado das razões trigonométricas, incluindo seu emprego em situações contextualizadas.
[Download TCC]