Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DAYSE MARIA ALVES DE ANDRADE RIBEIRO
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA FUNÇÃO QUADRÁTICA
Resumo
A Função Quadrática é conteúdo ensinado no 1º Ano do Ensino Médio, sendo trabalhados
os seguintes conceitos: equações e inequações envolvendo polinômios de 2º grau,
representação gráfica e aplicações em outras áreas do conhecimento. A Função Quadrática
é uma função polinomial definida por um trinômio de grau 2. Neste trabalho, foram
utilizados softwares matemáticos como Winplot e o Geogebra para facilitar a compreensão
de representações gráficas das funções. A parábola foi comentada dentro de um contexto
histórico até a criação de termos e definições envolvendo função. Relacionamos as retas
tangentes ao crescimento e decrescimento das funções. Resolvemos problemas relacionados
a pontos mínimos ou máximos. No caso da função quadrática, o ponto máximo
ou mínimo é o vértice da parábola. Também exibimos a parábola no contexto da Geometria
Analítica, como uma das seções cônicas tão pesquisadas por Apolônio. Uma das
aplicações da parábola na Física é no estudo da trajetória de um projétil, feito por Galileu
Galilei no século XVI. As atividades com aplicações de conceitos relacionados à função
quadrática foram trabalhadas com os meus alunos no Ensino Médio.
[Download TCC]