MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANTÔNIO CARLOS DE QUEIROZ SILVEIRA

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
A História da Matemática como Elemento Motivador no Ensino de Matemática
Resumo
A História da Matemática é vista por muitos pesquisadores, escritores e professores de Matemática como uma forma de aproximar alunos às aulas de Matemática. Uma vez que os adolescentes adoram contar ou ouvir boas histórias, imaginar seus heróis, analisar cada momento, fazer indagações e viajar para um mundo encantado. Tudo isso, encontramos no mundo da Matemática. Acreditamos na História da Matemática e desenvolvemos um trabalho baseado em propostas de aulas que façam uma correlação conteúdo-matemáticos. Com isso evitamos escutar, em sala de aula, o aluno perguntar: De onde veio isso? Para que serve isso? Quem criou essa Matemática? Conhecer a história da disciplina que está sendo estudada resolve essa importante questão, além de ser uma forma de ilustrar as aulas e motivar os alunos. O seguinte trabalho disserta sobre a utilização da História da Matemática como elemento motivador no ensino desta disciplina, pois sua utilização favorece a obtenção de resultados mais significativos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Fazemos um levantamento geral sobre A História da Matemática e possíveis estudos relacionando conteúdos a personagens históricos da Matemática. Apontamos pontos fundamentais em uma aula, através da explicação de um conteúdo de Matemática. Mostrando-os a aplicabilidade ou a necessidade de existência dos conteúdos. Por fim descrevemos sobre um projeto chamado de Matemáticos na cidade de Quixadá, no Ceará.
[Download TCC]