MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOÃO PAULO GONDIM DE AQUINO

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
Frações: uma abordagem pedagógica
Resumo
A educação têm sofrido profundas transformações com relação aos métodos de ensino utilizados pelos professores, causando inúmeras pesquisas sobre qual modelo de ensino seria o mais adequado. Devido a essas mudanças, o presente trabalho tem o objetivo de identificar o nível de aprendizagem do conteúdo frações em uma escola estadual e através da aplicação do software Enigma das Frações, elevar o conhecimento a cerca do assunto. Temos como objetivos específicos teorizar sobre o ensino das frações. A atividade foi realizada com 23 alunos do Projeto Mais Educação da Escola Estadual José Martins de Vasconcelos, onde em dois momentos os discentes responderam a dois questionários, sendo que o primeiro referiu-se à sondagem de aprendizado e o segundo serviu para verificar se houve avanço na aprendizagem. Com o questionário de sondagem respondido, foi ministrada uma aula envolvendo o assunto fração, e em seguida o jogo foi apresentado e seu manuseio efetuado na sala de informática. Ao final, os alunos responderam o segundo questionário. O estudo foi exposto de forma clara, de maneira que suas definições e características contemplassem o processo ensino - aprendizagem. No capítulo inicial abordamos os aspectos históricos das frações. No segundo momento, executou-se o estudo das frações em seus aspectos teóricos e sua atuação no ambiente escolar. Na terceira parte expusemos o software (jogo) mostrando alguns tópicos e janelas contendo o conteúdo frações. Ao final fez-se a análise das atividades desenvolvidas mostrando o diagnóstico dos questionários, o uso do software em sala de aula e a avaliação após a utilização. Tivemos como resultado o aumento da aprendizagem, bem como a verificação de um reforço acerca das operações soma, subtração, multiplicação e divisão.
[Download TCC]