Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FERNANDA SOTO LIMA
UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - São Carlos - SP
Dissertação
Título
NÚMEROS RACIONAIS NA FORMA FRACIONÁRIA: ATIVIDADES PARA SUPERAR DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Resumo
A presente dissertação apresenta o desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino de números racionais na forma fracionária de maneira diversificada e inédita para a professora e os alunos, por meio da exploração desse conteúdo com materiais manipuláveis – construção de um cartão fractal fracionário,utilização de papel quadriculado e em especial, a construção de uma cortina fracionária colorida para a sala de aula – realizadas nas aulas de Matemática no 6º ano C do Ensino Fundamental II, do período da tarde, a fim de mostrar a importância e utilização da teoria matemática aliada à prática. Destaca-se a importância do ensino de Matemática, um breve histórico da utilização de frações na civilização egípcia antiga e a construção de uma sequência didática baseada na Engenharia Didática. Descrevem-se as etapas de realização da sequência didática, seu desenvolvimento em sala de aula e as conclusões apontando que a utilização de materiais manipuláveis melhora a compreensão dos conceitos relacionados com os números racionais na forma fracionária. É apresentado também variações do projeto, que podem ser desenvolvidas por professores no Ensino Fundamental e Médio.
[Download TCC]