Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: TIAGO BANDEIRA CASTRO
UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO
Dissertação
Título
PROPOSTA DE INTRODUÇÃO DE CÁLCULO VARIACIONAL NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Estudos mostram que há um alto índice de reprovação e evasão escolar na disciplina de cálculo
diferencial e integral, este trabalho veio como uma proposta para minimizar os impactos
que a falta de um estudo prévio da disciplina no ensino médio possam causar aos alunos de
graduação dos primeiros semestres do ensino superior. Tendo em vista que pesquisas realizadas
mostram que constitui um dos motivos do elevado índice de reprovação a falta de um
contato prévio com conteúdo de cálculo, este trabalho objetiva sanar esta carência enfrentada
pelos alunos do ensino básico introduzindo o assunto de forma bastante intuitiva, passando do
estudo com números ao estudo mais formal sem o excesso de formalismos, e abstrações que
podem ser apresentadas geralmente em um curso de cálculo mas que são impróprios para uma
primeira abordagem no ensino médio. Para alcançar este fim neste trabalho foi colocado o conteúdo
com uma abordagem numérica utilizando tabelas e empregando o software livre Maxima,
que enriquece consideravelmente o processo de assimilação do conteúdo abordado, por meio
de visualizações gráficas e algébricas, tornando o processo mais dinâmico e atraente aos alunos.
O trabalho não é completo em si mesmo, trazendo apenas um esqueleto que precisa ser
completado com exemplos, exercícios, metodologias e aplicações do mundo real. Para tanto
é sugerido ao professor que na escolha das aplicações dê preferência aquelas que são simples,
mas significativas, aplicações estas que possam ser seguidas de experiências em laboratórios ou
ainda simuladas experimentalmente em softwares livres, assim tornando a aula interdisciplinar
e interessante.
[Download TCC]