MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DAVI VIEIRA RAMOS DE OLIVEIRA

UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA

Dissertação

Título
A Resolução de Problemas como Método de Ensino de Trigonometria
Resumo
Os entraves encontrados no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da trigonometria nos impulsionam a buscar novos caminhos que facilite e que conduza ao aprendizado efetivo. Acreditamos que o método de Resolução de Problemas criado por George Polya e defendido por diversos outros autores constitui ferramenta essencial nesse processo. O nosso trabalho constituiu uma proposta pedagógica de ensino-aprendizagem utilizando o método Resolução de Problemas no Ensino da trigonometria, a ser implementada pelos docentes que desejem trabalhar com esse método. Dessa forma temos como objetivos: Objetivo geral: Elaborar uma proposta pedagógica, que servirá como ferramenta de auxílio ao ensino dos conceitos trigonométricos. Objetivo específico: Estimular o uso do Método de Resolução de Problemas pelos docentes na mediação de conhecimentos trigonométricos. O percurso metodológico a ser seguido teve como base o método de Resolução de Problemas de Polya e Onuchic, embora não tenha sido seguido na íntegra, pois, buscamos a elaborar uma proposta com etapas que também acreditamos ser capaz de atingir o aprendizado de forma significativa. Acreditamos que a implementação dessa proposta seja um auxílio significativo no processo de ensino, pois a sua utilização possibilita ao aluno a oportunidade de pensar, desenvolver suas habilidades, competências e selecionar estratégias de resolução através da utilização de raciocínios indutivos e dedutivos. Sendo possível construir novos meios de resolução, diferentes dos tradicionais, e compreender que os conteúdos matemáticos podem ser percebidos a sua volta, em seu cotidiano.
[Download TCC]