Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DENISE TERESA DE CAMARGO VALIO
UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - São Carlos - SP
Dissertação
Título
FRAÇÕES: ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Resumo
O objetivo desta dissertação de mestrado é o Ensino da Matemática bem
como as práticas didático-pedagógicas acerca do tema “números
racionais”,em particular, frações. O projeto “Frações”, título principal desse
trabalho, pretende atingir estudantes da Educação Básica e também
educadores com a intenção de propor meios compreensíveis e atrativos do
ensino da disciplina em questão. A metodologia empregada para a
aprendizagem de números racionais na forma fracionária foi o exercício
prático e lúdico envolvendo alunos de duas turmas do 6º ano do Ensino
Fundamental da escola pública. A manipulação de materiais e a
visualização de resultados concorrem para a construção do conhecimento
da Matemática e, consequentemente, de seu aprendizado.As atividades e
experimentações didáticas são a marca e o propulsor do desenvolvimento
deste projeto dissertativo, pois ao empregar materiais manipuláveis
(garrafas PET graduadas, funis e água) isto nos garante originalidade para
a relação ensino/aprendizagem da Matemática. Os conceitos matemáticos
como a equivalência e comparação entre frações e ainda as operações
básicas (adição e subtração) circunscrevem, propositadamente, as
sequências didáticas executadas no projeto educacional.
[Download TCC]