Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ADRIANO SANTOS DA ROCHA
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
Nem Complexo, nem Imaginário. Ressignificando o ensino de Números Complexos no Ensino Médio
Resumo
Atualmente, a abordagem dos Números Complexos em muitos livros didáticos do
Ensino Médio traz limitações acerca de aspectos históricos, conceitos e aplicações.
Todavia, esse trabalho visa mudar a atitude dos professores ao abordar esse conteúdo
nas escolas, preocupando-se com uma abordagem correta acerca do surgimento dos
Números Complexos que, segundo a história, tudo indica que os mesmos surgiram na
tentativa de encontrar raízes de equações de grau superior a 2, fato que é omitido por
vários livros didáticos. Nas interpretações geométricas das operações de soma,
subtração e multiplicação, de modo a propiciar o leitor uma visão do poder que tem os
Números Complexos para resolver problemas de geometria que envolvam rotações,
translações e/ou homotetias.
[Download TCC]