MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ADRIANO SANTOS DA ROCHA

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA

Dissertação

Título
Nem Complexo, nem Imaginário. Ressignificando o ensino de Números Complexos no Ensino Médio
Resumo
Atualmente, a abordagem dos Números Complexos em muitos livros didáticos do Ensino Médio traz limitações acerca de aspectos históricos, conceitos e aplicações. Todavia, esse trabalho visa mudar a atitude dos professores ao abordar esse conteúdo nas escolas, preocupando-se com uma abordagem correta acerca do surgimento dos Números Complexos que, segundo a história, tudo indica que os mesmos surgiram na tentativa de encontrar raízes de equações de grau superior a 2, fato que é omitido por vários livros didáticos. Nas interpretações geométricas das operações de soma, subtração e multiplicação, de modo a propiciar o leitor uma visão do poder que tem os Números Complexos para resolver problemas de geometria que envolvam rotações, translações e/ou homotetias.
[Download TCC]