Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MAGNO MÁRCIO DE AZEVEDO
UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO
Dissertação
Título
UMA INTRODUÇÃO DO CÁLCULO VARIACIONAL NO ENSINO DA FÍSICA
Resumo
O ensino das disciplinas da área das Ciências Exatas sempre foi um problema na Educação
Básica. Os conteúdos de Matemática e Física sempre refletiram, individualmente, baixos índices
de aprendizagem, muitas vezes com resultados abaixo da média, principalmente no Ensino
Médio. Isso interfere na escolha dos alunos egressos do Ensino Médio pelos cursos voltados
para as Ciências Exatas no Ensino Superior. Embora façam parte da mesma área, a aplicação
dos conhecimentos advindos da Matemática no ensino de Física, ainda representa um problema
para estudantes e docentes. Assim, pesquisar e desenvolver novas ferramentas que visem melhorar
o aprendizado dos alunos e que tornem as aulas dessas disciplinas mais atrativas é um
desafio. Este estudo propõe a utilização do programa computacional Maxima por possuir uma
demonstração visual das teorias envolvendo os conteúdos de Matemática e Física na 1ª série do
Ensino Médio, propiciando desta forma, melhorar os índices de aproveitamento através de uma
modalidade interdisciplinar. O emprego do programa neste estudo tende a tornar as aulas de Matemática
e Física mais atrativas, e, as salas de aulas tornam-se verdadeiros laboratórios onde,
de maneira interdisciplinar, professores e alunos possam visualizar a materialização da teoria
envolvendo as duas disciplinas como uma ferramenta eficaz na melhoria do ensino-aprendizado
de Matemática e Física.
[Download TCC]