MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: GERALDO LOPES JUNIOR

UFV - Universidade Federal de Viçosa - Viçosa - MG

Dissertação

Título
GEOMETRIA DINÂMICA COM O GEOGEBRA NO ENSINO DE ALGUMAS FUNÇÕES
Resumo
O ensino de funções, por ser um dos alicerces da matemática, ocupa boa parte da grade curricular, principalmente do ensino médio.Uma estratégia que permite agilizar a construção do conhecimento relacionado a este tema é o uso de softwares educativos que oferecem ambientes de geometria dinâmica para visualização gráfica. O GeoGebra é um destes softwares que permite uma abordagem para o ensino de funções propiciando a transição entre as linguagens gráfica e simbólico-algébrica, contribuindo para uma compreensão mais significativa destes conceitos por parte dos estudantes.Ambientes favoráveis para o ensino de funções supre o objetivo principal deste trabalho. Pretende-se aqui, apresentar uma sugestão de estratégia didática sequencial, que facilite o processo de ensino e aprendizagem das funções afim, quadrática, exponencial, logarítmica e trigonométrica,de forma interativa e dinâmica, com a explanação de alguns de seus conceitos e como estes podem ser apresentados para os alunos, afim de que façam conjecturas sobre estas funções, a partir de suas observações feitas com o programa. É importante reposicionar os mecanismos de ensino da matemática dentro do ambiente tecnológico moderno, usando essas ferramentas didáticas.No desenvolvimento deste trabalho, verificou-se que o uso do GeoGebra nas aulas de matemática permite um grande avanço no ensino de funções por meio da manipulação de seus respectivos gráficos.Todo o exposto neste trabalho se baseia em pesquisa bibliográfica e, principalmente,na experiência do autor com seus alunos do ensino médio nos dois setores, público e privado, desde 2006.
[Download TCC]