MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: POLIANA MÁRCIA TORRES SILVA

UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA

Dissertação

Título
O desenvolvimento do raciocínio combinatório na Educação de Jovens e Adultos: Uma abordagem através de Jogos e Resolução de Problemas
Resumo
O presente trabalho aborda o ensino da Análise Combinatória no Ensino Fundamental voltado à Educação de Jovens e Adultos - EJA, tendo como objetivo proporcionar o desenvolvimento do raciocínio combinatório. Utilizando-se de diferentes estratégias de representação e Resolução de Problemas combinatórios, tidos como recursos imprescindíveis ao processo ensino-aprendizagem, procuramos demonstrar a necessidade de utilização destes meios, como forma de promover a melhoria do ensino deste tema e tornar seu aprendizado significativo. Sob a vertente de considerar, reconhecer e valorizar a realidade do contexto, propomos a vivência de uma aprendizagem expressiva, pautando-se em temas de interesse dos alunos, propondo possibilidades de relacionar o conteúdo aos conhecimentos prévios desta parcela específica de educandos. A metodologia empregada baseou-se em pesquisa bibliográfica realizada nos documentos oficiais de âmbito nacional e estadual que regem esta modalidade de ensino, bem como na resolução de problemas e em estudos acadêmicos sobre o processo de ensino e aprendizagem da Análise Combinatória direcionada a Educação de Jovens e Adultos. Assim, esta pesquisa propõe a realização de oficinas que serão introduzidas com jogos seguida da aplicação de atividades, onde os conceitos combinatórios serão explorados através da resolução de problemas.
[Download TCC]