MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JULIANA ALONSO GADI DE JONG ZAMBELLI

UFABC - Fundação Universidade Federal do ABC - Santo André - SP

Dissertação

Título
FRACTAIS NO ENSINO MÉDIO: A VALORIZAÇÃO DA GEOMETRIA A PARTIR DE UMA NOVA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
Resumo
De acordo com minha vivência em sala de aula, percebo que a Geometria é um dos ramos da Matemática que os alunos possuem maior dificuldade. Meissner (2001) num estudo sobre o processo do ensino/aprendizagem de Geometria refere-se ao fato de que não tem sido muito investigado a maneira a qual as crianças aprendem Geometria. Indica ele como exemplo que, somente 5% das dissertações de mestrado em Educação Matemática, são referentes a esse tema. Por isso, pensei na Geometria Fractal como um tema diferente dos apresentados no Ensino Médio para integrar outras áreas do conhecimento, gerar curiosidade nos alunos, motivá-los a aprender algo novo e promover a capacidade da investigação Matemática. Este trabalho sugere a aplicação de um plano de aula, que diagnostica as dificuldades principais de geometria de cada aluno, aplicando os conceitos da Geometria Fractal de maneira simplificada e sugerindo algumas atividades práticas para compreensão das características dos fractais. Assim os alunos podem utilizar o conteúdo deste trabalho para solucionar problemas relacionados à visualização e à identificação de elementos geométricos, além de possibilitar o desenvolvimento de outras habilidades e competências nos mesmos.
[Download TCC]