MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ELAINE COSTA DOS SANTOS

UFBA - Universidade Federal da Bahia - Salvador - BA

Dissertação

Título
Proposta de Aplicação da Estatística na Educação Básica: Uma Investigação do Cotidiano com o Auxílio do Geogebra
Resumo
Através de uma re?exão a respeito dos desa?os encontrados pelo professor de Matemática no ensino de Estatística na educação básica, construiu-se esse estudo. Aqui, propõe-se ao professor um modelo para aplicação do conteúdo de Estatística nas aulas de Matemática a ao educando um meio para atingir o desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento crítico individual e uma introdução para iniciação a pesquisa. Sendo, desta forma, selecionado o conteúdo de estatística, que é uma área do conhecimento que se preocupa com a coleta, análise de dados e o tratamento das informações, constituindo-se num meio para aproximar o educando da escola e do universo ao seu redor, estando em consonância com as indicações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Por outro lado, também foi levado em consideração que na disciplina Matemática são lecionados os conteúdos de Estatística, e de não termos, em grande quantidade, professores formados em estatística lecionando no ensino básico, e o professor de matemática é, em sua maioria, o responsável por dar aulas de estatística na educação básica. Um dos mecanismos utilizados, como facilitador e motivador, para atingir o objetivo aqui proposto, foi o uso do Geogebra. O Geogebra é um software de matemática dinâmica, disponibilizado de maneira gratuita, que permite construções geométricas, algébricas, além de estatísticas. Este software apresentou-se como um caminho para motivar o estudante nas aulas de Matemática e facilitar a assimilação dos conteúdos matemáticos e estatísticos, bem como a percepção da relação entre o cotidiano e os conteúdos estudados em sala de aula. Numa sociedade em constante transformação e sedenta de desenvolvimento intelectual, faz-se prioritária a necessidade de formar cidadãos capazes de interagir diante dos acontecimentos do dia a dia, e possivelmente solucionar as questões que vão se apresentando no decorrer de suas vidas.
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