Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALESSANDRO MORETTI
UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Dourados - MS
Dissertação
Título
O ENSINO DA ESTATÍSTICA DESCRITIVA A PARTIR DA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo
Este estudo tem como objetivo apresentar uma proposta baseada na metodologia descrita por
Pólya para a resolução de problemas envolvendo conteúdos no Ensino Médio da Educação
Básica. E como objetivos específicos: Descrever os principais benefícios para o Ensino de
Matemática advindos da resolução de problemas; Apresentar as etapas sugeridas por Pólya
para a resolução eficiente de uma situação-problema; Elaborar um plano de aula com
situações problema contemplando o conteúdo de estatística cuja resolução aconteça seguindo
os passos sugeridos por Pólya; Analisar a resolução de algumas situações-problemas
concernente ao conteúdo de estatística desenvolvido pelos alunos, após seguirem os passos
sugeridos por Pólya. Especificamente, o estudo trata do ramo da estatística voltado para
medidas de tendência central. O trabalho foi desenvolvido através de revisões bibliográficas e
apresentação de exercícios contextualizando o tema à metodologia proposta. Foi apresentado
um conjunto de atividades para ser aplicado a alunos do 2º ano do ensino médio, incluindo
situações-problemas sobre conteúdos de estatística que poderão ser analisadas e resolvidas a
partir das quatro fases sugeridas por Pólya. A partir das reflexões e dos argumentos
apresentados fica evidenciado que resolver problemas matemáticos é um exercício altamente
benéfico na formação acadêmica de qualquer educando, e em qual estágio da formação, e essa
premissa se aplica inclusive no ensino da estatística. Entretanto, trata-se de práticas que nem
sempre são apreciadas pelos alunos, por outro lado, nem sempre é adotada pelos professores.
Nesse sentido, uma possível justificativa para a não adoção dessa prática pelos docentes, bem
como, da rejeição vivenciada pelos educandos, se deve ao fato de se tratar de atividades que
requerem um grau de desenvolvimento e raciocínio mental elevado, o que nem sempre está
latente tanto nos professores como nos alunos.
[Download TCC]