Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANDRÉ BISPO CALDERARO
FUFS - Universidade Federal de Sergipe - Aracaju - SE
Dissertação
Título
Análise da Possibilidade de Inclusão de Abordagens Alternativas para a Função ao Cosseno no Ensino Médio
Resumo
Neste trabalho, se estabelece como objetivo a análise do processo de elabo-ra ção das definições das funções es trigonométricas, particularmente, a definição
da função cosseno. Desse modo, é dada uma diretriz no que toca a elaboração
de um curículo em que os alunos não fiquem ateados ao conceito de função
trigonom étrica apenas com base no triângulo retângulo e no ciclo trigonom ´ e-trico. Portanto, o maior desafio ´ e desenvolver argumentos did ´ aticos para tal,
bem como investigar mais detalhadamente as concepc¸ ˜ oes da trigonometria.
Com isso, apesar de termos como primeiro cap´ ?tulo uma breve explanac¸ ˜ ao
sobre a hist ´ oria da trigonometria, o trabalho temcomo foco o desenvolvimento
da definic¸ ˜ ao cosseno de algumas formas, sendo elas: a apresentada nos livros
did ´ aticos em que se observa que a mesma ´ e feita com suporte da func¸ ˜ ao de Eu-ler, a definição através de sé eries de potências, a definição com base na função
exponencial com domínio nos complexos e, por fim, a definição como soluçãoo
de um problema de valor inicial, isto é, uma equação diferencial que satisfaz
uma determinada condicão inicial. A partir da´ ? ser ´ a feita uma análise dessas
definicões observando-se a viabilidade de cada uma delas ser apresentada para
os alunos do Ensino Médio
[Download TCC]