Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JARLES OLIVEIRA SILVA NOLETO
UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO
Dissertação
Título
FRAÇÕES E TRIGONOMETRIA: UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Os primeiros relatos que comprovam o uso de frações data por volta do ano 3.000 a.C., quando um antigo faraó repartia o solo do Egito às margens do rio Nilo entre seus habitantes. Mas como todos os anos as águas subiam e desciam, fora criada uma forma de representar e quantificar estas partes. Das frações dos dias de hoje, dá-se especial atenção ao seu significa e representação bem como as operações entre frações. Apesar dos egípcios e dos babilônios terem utilizado as relações existentes entre lados e ângulos dos triângulos, para resolver problemas, foi a atração pelo movimento dos astros que impulsionou a evolução da Trigonometria. Daí que, historicamente a Trigonometria apareça muito cedo associada à Astronomia. Conhecida a história, o presente é encarado, e percebe-se que grande parte dos alunos do Ensino Médio veem estes dois conteúdos como gargalos, uma vez que para eles se tornaram assuntos cada vez mais complexos e ardilosos, em outras palavras, é muito mais fácil resolver um problema que envolva apenas números inteiros do que com frações, e ainda, como compreender conceitos e relações tão técnicas expostos pela Trigonometria. Foi pensando nessas indagações que este trabalho foi pensado e confeccionado. Facilitar a compreensão de assuntos até então tidos como complexos, possibilitar um aprendizado mais firme e conciso e manter vivo na mente do aluno ideias, definições, relações e operações que jamais poderiam ser esquecidas. O trabalho aborda conceitos simples, no entanto as propostas aqui apresentadas serão de grande valia, não somente na Matemática, mas também em outras ciências.
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