MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ALAN HENRIQUES DE SÁ

IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
Um experimento envolvendo o uso de calculadoras gráficas em uma escola pública
Resumo
O principal objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho de alunos brasileiros de ensino médio de uma escola pública com relação ao uso de calculadoras gráficas em uma aula de matemática. São estes alunos capazes de usar a calculadora com desembaraço? O uso da calculadora pode aumentar o interesse nas aulas de matemática? A matemática pode ficar mais fácil de ser entendida? Para tanto, atividades relacionadas aos assuntos que estavam sendo estudados foram desenvolvidas com turmas do 2º e 3º anos do ensino médio do Colégio Estadual Miguel Couto, situado na cidade de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. Para a turma do 2º ano foi elaborada uma atividade sobre operações com matrizes, cálculo de determinantes e resolução de sistemas lineares. Neste caso, os alunos foram estimulados a usar a matemática como ferramenta para entender a tecnologia. Os exercícios propostos tinham como objetivo levar os alunos a entender o funcionamento da calculadora. Para a turma do 3º ano foi elaborada uma atividade sobre funções afins. Neste caso, os estudantes fizeram uso da tecnologia como ferramenta para aprender matemática, manipulando a calculadora para inserir funções, obter tabelas e respectivos gráficos na tela, com o principal objetivo de entender a influência dos coeficientes angular e linear. Para efeito de comparação, foi também assistida uma aula de matemática na escola britânica em que a calculadora gráfica foi utilizada.
[Download TCC]