Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANA LIGIA COSTA CHEREGUINI
UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - São Carlos - SP
Dissertação
Título
EXPLORAÇÃO DO CONCEITO DE MULTIPLICAÇÃO DE MATRIZES ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: SITES E SOFTWARES EDUCATIVOS
Resumo
O presente estudo situa-se no contexto didático em que é observado desinteresse e
dificuldade de discentes quando apresentado o conteúdo matrizes. Neste contexto, o
estudo teve como objetivo descrever a sequência didática aplicada com a finalidade
de propiciar a compreensão do conteúdo matrizes por discentes do 2º ano do Ensino
Médio, com ênfase no uso da tecnologia como aliada na resolução de problemas e
na motivação. No primeiro e segundo momentos da sequência didática, detectou-se,
através de exemplos e exercícios, que alguns alunos apresentavam-se
desmotivados diante das dificuldades em relação a resolução de problemas que
envolviam conteúdos pré-requisitos para compreensão de matrizes, tais como a
manipulação de números negativos nas operações matemáticas. Mediante esta
avaliação prévia, foi dada atenção prioritária na retomada dos conteúdos pré-
requisitos e, concomitante e enfaticamente, fez-se uso e aplicação de softwares
educativos para o ensino de matrizes. Ao final dos cinco momentos que envolveram
essa sequência didática, que ocorreram ao longo de doze aulas, foi possível
despertar a curiosidade e propiciar a compreensão do conteúdo de matrizes pelos
discentes e, consequentemente, promover um maior envolvimento destes com a
disciplina matemática. Ao longo do estudo são apresentadas considerações sobre
as diversas dificuldades encontradas e os procedimentos adicionais de ensino
utilizados durante o desenvolvimento desse trabalho.
[Download TCC]