MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANA LIGIA COSTA CHEREGUINI

UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - São Carlos - SP

Dissertação

Título
EXPLORAÇÃO DO CONCEITO DE MULTIPLICAÇÃO DE MATRIZES ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: SITES E SOFTWARES EDUCATIVOS
Resumo
O presente estudo situa-se no contexto didático em que é observado desinteresse e dificuldade de discentes quando apresentado o conteúdo matrizes. Neste contexto, o estudo teve como objetivo descrever a sequência didática aplicada com a finalidade de propiciar a compreensão do conteúdo matrizes por discentes do 2º ano do Ensino Médio, com ênfase no uso da tecnologia como aliada na resolução de problemas e na motivação. No primeiro e segundo momentos da sequência didática, detectou-se, através de exemplos e exercícios, que alguns alunos apresentavam-se desmotivados diante das dificuldades em relação a resolução de problemas que envolviam conteúdos pré-requisitos para compreensão de matrizes, tais como a manipulação de números negativos nas operações matemáticas. Mediante esta avaliação prévia, foi dada atenção prioritária na retomada dos conteúdos pré- requisitos e, concomitante e enfaticamente, fez-se uso e aplicação de softwares educativos para o ensino de matrizes. Ao final dos cinco momentos que envolveram essa sequência didática, que ocorreram ao longo de doze aulas, foi possível despertar a curiosidade e propiciar a compreensão do conteúdo de matrizes pelos discentes e, consequentemente, promover um maior envolvimento destes com a disciplina matemática. Ao longo do estudo são apresentadas considerações sobre as diversas dificuldades encontradas e os procedimentos adicionais de ensino utilizados durante o desenvolvimento desse trabalho.
[Download TCC]