Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ABRAAO EDUARDO BRITO ROCHA DE AZEVEDO
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Natal - RN
Dissertação
Título
UMA ABORDAGEM NO ENSINO DE FRAÇÕES BASEADA EM ATIVIDADES PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O objetivo deste trabalho se constitui na criação de uma proposta de atividades, na disciplina de matemática, para o 6º ano do Ensino Fundamental, que estimule os estudantes a desenvolver a aprendizagem do conteúdo de frações, a partir da conscientização da insuficiência dos números naturais
para resolver diversos problemas. Desta forma, elaborou-se um conjunto com doze atividades, partindo do processo de comparação entre medidas, depois apresentando alguns dos significados de frações e finalizando com as operações
entre as frações. Para tanto, fez-se uso de materiais disponíveis à utilização em sala de aula, de forma lúdica, para resolução dos desafios propostos. Através destas atividades, torna-se possível aos discentes reconhecer a necessidade do uso das frações para solucionar uma maior quantidade de problemas.
[Download TCC]