MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CLEYTON BARROS SOUZA

UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA

Dissertação

Título
Matemática experimental: uso da tábua trigonométrica
Resumo
Primeiramente verificamos padrões trigonométricos encontrados no cotidiano em uma introdução ao estudo do surgimento e desenvolvimento da Trigonometria, observamos a necessidade de teoremas para a precisão de algumas definições. Na continuação, vimos algumas definições básicas das razões trigonométricas seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cossecante e suas representações determinadas por alguns ângulos notáveis. Na sequência propomos uma situações problemas relacionadas com o cotidiano, onde fizemos a representação escrita destas situações para uma melhor transposição da linguagem escrita para a linguagem matemática, onde encontramos padrões de regularidade, registrando e representando geometricamente as suas observações. Logo, descrevemos a elaboração do material de apoio, a Tábua Trigonométrica, este material é de suma importância para a realização deste trabalho, sendo descrito os materiais necessários para a sua confecção, as etapas de construção, bem como o seu registro visual.Finalmente apresentamos uma abordagem do ensino de razões trigonométricas via construção geométrica, utilizando a Tábua Trigonométrica criada especificamente para este fim, com o objetivo de se criar uma abordagem conceitual e geométrica no triângulo retângulo onde elas se relacionem e não divirjam, permitindo que se trabalhem os conceitos trigonométricos relacionados, no que se refere a visualização, medição e manipulação. No desenvolvimento o processo apresentamos o material de modo que possamos manipular, investigar e analisar os conceitos através das atividades propostas e que consigamos chegar as conclusões que nos enriqueçam e possam ainda estimular nosso pensamento futuro.
[Download TCC]