Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FELLIPE NERI DE OLIVEIRA ARRAIS
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
A CONTRIBUIÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: O despertar do aprendente para a economia doméstica.
Resumo
Este trabalho aborda uma analise da Matematica Financeira no ensino médio e sua contribuiçãoo para despertar no aprendente a conscientização para lidar com finanças domésticas. Para tanto foi proposta atividades que
contemplam finanças domésticas, que podem ser trabalhadas em sala de aula e aplicadas no âmbito pessoal do aluno. A metodologia utilizada tem como base uma pesquisa exploratória, qualitativa, com fins de aplicação através de meios teórico-bibliográficos, de observação, análise crítica e proposta de ações educacionais pontuais para atender a finalidade da pesquisa. A observação
se deu nas salas de aulas do ensino médio em que o pesquisador leciona matemática, não planejada, mas com percepções sobre as diculdades dos aprendentes na lida com o dinheiro, em que convicções de uma abordagem
com essa finalidade foi sendo construída, culminando em construção de cinco atividades que contemplassem a Matemática Financeira no universo doméstico do aluno, alicerçadas em situações reais dos aprendentes. Como resultados, as atividades propostas e fundamentadas em exemplos de conteúdos da matemática problematizaram questões financeiras do espaço familiar, com
levantes de pagamentos, compras, uso do cartão de crédito, planilha de custos e financiamentos, e mostraram-se essenciais para que os jovens em processo
de formação intelectual possam lidar sabiamente com o dinheiro, através das potencialidades individuais e conhecimentos matemáticos apreendidos na
academia. As reflexões finais reafirmam que a matemática deve promover o preparo do aprendente para a vida financeira, com base em uma educação do ensino médio que realmente favoreça essa condição. Como contribuições, a
pesquisa deixa compreensões, lições e desafios, para a academia, aprendentes e pesquisador, como um estudo pontual para novas abordagens, com lições conscientizadoras da importância da educação financeira no ambiente doméstico e com desafios para desenvolvimento de práticas educadoras contribuidoras para o ensino de matemática financeira no ensino matemática financeira,
capaz de efetivamente despertar no aprendente a sabedoria para melhor viver com o dinheiro e consigo.
[Download TCC]