Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANTONIO MESSIAS LOPES CRUZ
UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA
Dissertação
Título
Matemática e música: compondo um cenário educacional com harmonia
Resumo
Este projeto dissertativo, apresenta uma metodologia diferenciada e inovadora. Sua concepção é pensada nos moldes exigidos não apenas
pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e nem apenas nas Leis de Diretrizes e Bases(LDBs), mas sim, pela própria exigência de
uma nova era, que abrange o dinamismo de um mundo globalizado, em tantos aspectos, tais como, social, político, econômico e principalmente de uma era tecnológica, que a cada instante envolve todos nós. Não é mais cabível num mundo moderno, uma metodologia de ensino moldado nas velhas concepções, baseado no centralismo do professor, que simplesmente ditava o
conhecimento, através de quadro, giz e oralidade, tornando os alunos, apenas coadjuvantes, com um comportamento de receptores inertes. Então, este projeto vem sugerir varias possibilidades de ações educacionais para uma maior eficiência no processo ensino - aprendizagem, tanto para a postura do professor quanto a do aluno. Este projeto vem propor uma ação multidisciplinar,
entre as áreas de matemática, educação musical, e a informática. Na qual são apontadas alternativas para o professor de matemática aliar o ensino de frações emoldurado por simbologias da teoria musical, ou seja, solidificar conteúdos de frações praticando teoria musical, e com isto o aluno possa ter um despertar musical através da matemática. E ao mesmo tempo, também aponta como um professor de educação musical pode fazer uma pedagogia que auxilie os alunos na pratica de conteúdos matemáticos, especificamente as frações. Tanto a proposta para o professor de matemática, quanto para o professor de educação musical, a metodologia proposta neste projeto, terá como aliada a tecnologia computacional. Esta dinâmica será pautada através do jogo Quiz feito pelo professor e posteriormente também pelos alunos,
através dos jogos de memória, e do software livre Kurupira, que permite a criação de palavras cruzadas de qualquer tema que quisermos abordar, e é neste dispositivo que especificamente será praticado os conceitos da teoria musical, e além destes dispositivos apontados, serão feitas atividades em forma de exercícios abordando todo o conteúdo da teoria musical na qual será abordada e as suas relações com a matemática. E este processo desencadeará no desenvolvimento da calculadora AMLC criada pelo autor, e que foi feita através de uma linguagem de programação computacional, que é o ponto de maior impacto, uma vez que, ela trará vários benefícios através do seu uso, tais como : proporcionar para o aluno um estímulo ao raciocínio lógico, um desenvolvimento de tomada de decisões, um aprimoramento do aguçamento da memória , a uma melhor capacidade de planejamento, uma melhor sociabilidade entre os seus colegas e consequente com as outras pessoas, dentre outros fatores, que promoverão neste aluno uma autonomia, autoestima e uma melhor aquisição de atitudes.
[Download TCC]