Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CLEVERTON DA SILVA VASCONCELOS
UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Maceió - AL
Dissertação
Título
Uma Abordagem de Curvas no Ensino Médio
Resumo
Uma Abordagem de Curvas no Ensino Médio mostra um roteiro que tem como intuito facilitar a aprendizagem do aluno, fazendo com que este relacione o conteúdo trabalhado com sua vivência. Para tal, o capítulo 1 aborda conceitos matemáticos que são pré-requisitos para a compreensão das curvas que serão expostas; o primeiro - e principal conceito - é a concepção de plano cartesiano, visto que a parte analítica das curvas desenvolve-se neste plano; em seguida é apresentada a distância entre dois pontos e a distância entre ponto e reta; logo após, tem-se o número “e” e, por fim, a teoria de cone circular reto. Já o capítulo 2, intitulado de Contexto Histórico, como o próprio nome indica, traz uma síntese da origem de cada uma das curvas tratadas (a elipse, a parábola, a hipérbole e a catenária). Os capítulos 3, 4, 5 e 6 falam destas curvas na ordem citada precedentemente. Neles são identificadas as formas das curvas em situações do dia a dia das pessoas, por exemplo: a forma de uma elipse foi destacada em objetos, em locais importantes e na natureza; enquanto a forma da parábola, além de ter sido destacada em objetos, foi também em construções e em lançamento de corpos; já a forma da hipérbole, na natureza e em sistema de navegação; e finalmente, a forma da catenária, em rede elétrica e em construções. Após isso, cada um dos capítulos trata de como obter o desenho geométrico da curva em questão, de forma simples e utilizando os seguintes recursos: lápis, régua, compasso, papel, barbante, ventosa e corda. A exceção foi o capítulo 6 que fala da catenária, a qual foi obtida por meio da brincadeira de “pula-corda”. No entanto, estes 4 (quatro) últimos capítulos terminam enfocando o mesmo assunto: eles desenvolvem o conceito analítico das curvas em apreço, destacando as suas respectivas definições, seus respectivos elementos, suas equações, e aplicação para fixação da teoria exposta.
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