MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ADRIANO MARCOS MAIA REGES

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM
Resumo
Nesta dissertação são apresentados resultados de uma pesquisa realizada com alunos do segundo ano do Ensino Médio, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Arsênio Ferreira Maia, na cidade de Limoeiro do Norte, CE, analisando as contribuições do conhecimento da Geometria Espacial na indústria de alimentos, fazendo um paralelo com a produção em escala comercial de doce pela fábrica Limoeiro. Além disso, levando o aluno a trabalhar com situações do seu dia a dia para que ele se aproprie com mais facilidade dos conteúdos abordados. Foi feita também uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa a respeito das impressões que os alunos têm a respeito da matématica cujos resultados foram apresentados em grácos. Vericou-se nessa análise que o ensino da Geometria Espacial no Ensino Médio precisa ser revisto, pois ainda encontra-se esquecido ou fora da matriz currícular de muitas escolas. No âmbito prossional, percebeu-se como é grande o despreparo dos professores para ensinar esse conteúdo, que não tem sido explorado nas salas de aula de modo adequado, discutindo situações reais e desaadoras. Assim, torna-se necessário uma maior conscientização das escolas como instituição de formação, trabalhando a questão da elaboração de uma proposta pedagógica voltada para uma educação articulada com a cidadania. Para o desenvolvimento das atividades utilizaram-se práticas de laboratório usando material concreto, a saber: os sólidos geométricos em acrílico, prismas, cilíndros, cones, tronco de cone, esfera. Sempre fazendo comparação com os equipamentos utilizados na fábrica como caldeira, funil, depósitos de doce, etc. Os instrumentos escolhidos para a coleta de dados foram a observação participante, por meio de registros fotográcos, fichas de observação e anotações feitas pelo professor e por um questionário aplicado aos alunos participantes da pesquisa, com questões de múltiplas escolhas. A partir da análise dos dados obtidos foi possível inferir que quando os conteúdos matemáticos surgem de suas realidades, despertam maior interesse e motivação para a aprendizagem. No que concerne à aquisição do conhecimento, a principal evidência da pesquisa foi a de que o trabalho pedagógico, orientado pelos pressupostos básicos descritos no referencial teórico, favoreceu efetivamente, a aprendizagem dos alunos. Pode-se perceber claramente que essa prática pedagógica apresentou resultados positivos, quando utilizada em sala de aula.
[Download TCC]