MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PEDRO CÉSAR GOMES NETO

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
O GPS COMO FATOR MOTIVACIONAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Resumo
Este trabalho descreve e analisa os resultados de uma investigação sobre o uso e efeitos do GPS (Sistema de Posicionamento Global) como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, foram estudadas possibilidades de interação entre o GPS e o conteúdo disciplinar, para verificar até que ponto essa relação tem relevância no ensino e então apresentar a aplicabilidade do mesmo na construção de saberes. Foi relatada também uma breve discussão sobre a importância da interdisciplinaridade e o papel que a mesma desempenha na aprendizagem. A fundamentação teórica pautou-se na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. O avanço das novas tecnologias e a utilização destas tem contribuído para melhorar o ensino-aprendizagem das ciências, em especial da matemática. Essa iniciativa do professor desenvolve a motivação e o interesse por parte do aluno. O tradicionalismo da educação está sendo cada vez mais superado com o auxílio de recursos tecnológicos, como o GPS, que quando utilizados pelos professores nas aulas funcionam como facilitadores do ensino. Diante do exposto acima, este estudo visa investigar a opinião dos alunos e professores sobre o uso de recursos didáticos nas aulas de geografia, física e matemática em escolas públicas, bem como os benefícios que os mesmo trazem para o processo de ensino-aprendizagem. As principais técnicas usadas para a coleta de dados foram a observação e entrevistas através de questionários. Métodos qualitativos foram usados para analisar esses dados.
[Download TCC]