Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EDSON RAMON LOBO LOPES
UFPA - Universidade Federal do Pará - Belém - PA
Dissertação
Título
PROJETO MATEMATICANDO E O ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho buscou detectar os possíveis problemas que fazem com que a matemática básica “as quatro operações” não seja alcançada pelos alunos de forma satisfatória e analisa as contribuições do Projeto Matematicando ao trabalho de professores e gestores na Rede educacional do Município de Ananindeua, no Pará. O projeto foi implantado como alternativa para superar as dificuldades apresentadas pelos estudantes com Matemática básica, que se reflete nos baixos índices alcançados nas avaliações oficiais, e para isso foi utilizamos o lúdico, o colorido e a tecnologia na educação. O projeto utiliza um kit, que é constituído do Paradidático “Tabuada Colorida,” acompanhada de um jogo físico de dadinhos coloridos e pelo software “Matematicando” o projeto é implantado em todas as escolas que atuam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A mola propulsora do projeto nas escolas é a realização do torneio Matematicando, em que os estudantes de todas as escolas participam de uma competição de tabuada dentro do aplicativo, utilizando o software. Para a implantação adequada do projeto, a editora Intecelere que é a detentora dos direitos do projeto, realizou uma oficina de formação para os professores mostrando como se usa os recursos do kit. Nesta oficina estabelecemos contato com mais de 500 professores, que apontaram diversos problemas e que a implantação adequada do projeto poderia contribuir como uma das possíveis soluções. Ouvindo os professores e gestores, aperfeiçoamos a oficina e participamos ativamente das atividades do projeto na qualidade de palestrantes e pesquisadores. Da implantação das etapas do projeto, ouvindo professores, estudantes e gestores e, acreditando que o professor é a peça -chave de qualquer proposta que busque promover aprendizagem.
[Download TCC]