MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: IZABEL CRISTINA CURAÇA GONÇALVES

UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA

Dissertação

Título
O PROFESSOR E O ENSINO DE ÁLGEBRA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO CONTEXTUALIZADA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
Resumo
Este trabalho trata da investigação seguida por uma proposta de intervenção relacionada ao ensino de Álgebra. Basicamente, busca-se verificar as dificuldades dos professores e fornecer meios de contextualizar a Matemática quando eles ensinam este tema. A investigação foi feita no município de Campo Formoso com professores do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados foi preparado um questionário baseado em aspectos relacionados ao ensino de Álgebra. Estes resultados indicam que os professores não costumam contextualizar a matemática abordada e que têm problemas quanto ao uso da linguagem matemática adequada, o que compromete o processo de ensino aprendizagem de Álgebra no Ensino Fundamental. Nosso estudo apresenta algumas orientações para o ensino de matemática no Ensino fundamental que podem ajudar a promover aprendizagem significativa na construção de conceitos matemáticos a partir da contextualização de tais conceitos e da adoção de linguagem matemática apropriada, e explorando a História da Matemática.
[Download TCC]