MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: GERUSA FORTES PEREIRA DÁVILA

UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ

Dissertação

Título
Por que e como ensiná-lo? Múltiplos aspectos do Algoritmo da Divisãono Ensino Básico.
Resumo
É consenso que, entre os algoritmos das quatro operações básicas apresentadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental, o algoritmo da divisão é o que gera maiores dificuldades. Por que isto acontece? Por que e como ensiná-lo? Para tentar responder a estas perguntas, neste trabalho investigamos alguns dos múltiplos aspectos que permeiam o complexo processo de ensino/aprendizagem do algoritmo da divisão nas séries iniciais do Ensino Básico, em especial, no 4º e no 5º ano. Mais precisamente, (1) fazemos uma síntese sobre as várias orientações previstas pelo Ministério da Educação sobre ensino da divisão de números naturais; (2) avaliamos como alguns livros de Matemática aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2013 abordam os procedimentos do algoritmo da divisão; (3) analisamos a questão de como o professor polivalente é preparado para ensinar o assunto; (4) investigamos a percepção da importância, ou não, do ensino do algoritmo usual da divisão através da categorização das respostas dadas por profissionais da educação a um questionário e (5) apresentamos quatro formas diferenciadas e pouco conhecidas no Brasil de se realizar a operação de dividir. Concluímos nosso trabalho com algumas considerações finais sobre o tema.
[Download TCC]