Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SANDRO HENRIQUE BARBOSA DA COSTA
UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP
Dissertação
Título
O ENSINO DAS FRAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL E SEU REFLEXO NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Esse trabalho consiste em uma discussão entorno da dificuldade dos alunos em aprenderem matemática, em particular às operações com frações. Acredita-se que muito dessas dificuldades estão relacionadas à falta de conhecimento básico da matemática que são os números e as operações. Esses alunos passam o ensino fundamental estudando esses números, porém quando chegam ao ensino médio não demonstram tais habilidades. Muitos não têm se quer noção do campo numérico que trabalha, muito menos das operações. Foi realizada uma pesquisa com aplicação de uma atividade na Escola Estadual Marechal Castelo Branco, localizada na cidade de Macapá, Estado do Amapá, em que foi possível confirmar essas dificuldades. Apresenta-se uma observação feita sobre o livro didático adotado pela Escola Estadual Mario Quirino da Silva para o triênio 2014/2016, Matemática, 6o ano, projeto Teláris de autoria do Professor Luiz Roberto Dante e também do livro Matemática, projeto Radix de autoria de Jackson da Silva Ribeiro com relação às operações de adição, subtração e divisão de frações. E foi proposto uma sequencia de aulas a serem trabalhadas no 6o ano do fundamental ou como revisão para alunos do ensino médio no intuito de melhorar essa aprendizagem.
[Download TCC]