MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: WAGNER ROHR GARCEZ

IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
Tópicos sobre o Ensino de Frações
Resumo
O foco do presente estudo é o ensino de frações, tema fundamental dado a sua importância na concepção dos números racionais. É um assunto de extrema relevância na formação do cidadão, devido ao seu caráter elementar, constando nos currículos escolares desde as séries iniciais do Ensino Fundamental, permeando toda a matemática da educação básica, em conteúdos como proporção, razões trigonométricas, probabilidade entre outros. Reconhecidamente, é um tema considerado difícil de ser ensinado por muitos docentes devido à complexidade do tema em si, que envolve a passagem do discreto para o contínuo (da contagem para a medida) e o fato de que, na formação acadêmica do professor, os números racionais são tratados de forma abstrata, totalmente diferente do contexto da Educação Básica. Para esta reflexão sobre os Números Racionais e o ensino do assunto no ensino fundamental, foram eleitos os tópicos Unidade, Equivalência e Divisão de Frações. Os critérios adotados para a escolha destes temas foram a relevância para a fundamentação do assunto e a dificuldade do ensino. Com objetivo de investigar o ensino das Frações, foram elaboradas sequências didáticas contendo orientações ao professor que se interessar em sua aplicação. Estas atividades foram aplicadas em turmas do ensino fundamental com o objetivo de avaliar o seu desenvolvimento como recurso didático para o ensino do tema. Certamente, não é objetivo deste trabalho propor um caminho conclusivo para o ensino dos tópicos em atenção, mas sim propor um debate sobre o tema, buscando contribuir para a reflexão sobre esse conteúdo e o seu ensino.
[Download TCC]