Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: KEYLA CRISTINA BORGATO
UEL - Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR
Dissertação
Título
O ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS E FATORAÇÃO DE POL INÔMIOS: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE Á LGEBRA E GEOMETRIA
Resumo
Este estudo descreve uma sequência didática, analisando, mediante critérios da Engenharia Didática, como a utilização de representações geométricas de áreas de
retângulos contribui para a apreensão do objeto matemático produtos notáveis e fatoração de polinômios.
Nos capítulos iniciais apresentamos nossos objetivos,
motivações e referenciais teóricos. Na sequência,propomos a sequência didática que foi aplicada a alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do interior de São Paulo. Seguimos com uma análise da aplicação realizada. O confronto realizado entre a análise
a priori e análise a posteriori mostrou que o desenvolvimento da sequência didática proposta possibilitou aos estudantes, sujeitos desta pesquisa, avançar e compreender, a partir de um conceito matemático
conhecido – área de retângulos, um novo conceito matemático - produtos notáveis e fatoração de polinômios.
[Download TCC]