MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: KEYLA CRISTINA BORGATO

UEL - Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR

Dissertação

Título
O ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS E FATORAÇÃO DE POL INÔMIOS: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE Á LGEBRA E GEOMETRIA
Resumo
Este estudo descreve uma sequência didática, analisando, mediante critérios da Engenharia Didática, como a utilização de representações geométricas de áreas de retângulos contribui para a apreensão do objeto matemático produtos notáveis e fatoração de polinômios. Nos capítulos iniciais apresentamos nossos objetivos, motivações e referenciais teóricos. Na sequência,propomos a sequência didática que foi aplicada a alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do interior de São Paulo. Seguimos com uma análise da aplicação realizada. O confronto realizado entre a análise a priori e análise a posteriori mostrou que o desenvolvimento da sequência didática proposta possibilitou aos estudantes, sujeitos desta pesquisa, avançar e compreender, a partir de um conceito matemático conhecido – área de retângulos, um novo conceito matemático - produtos notáveis e fatoração de polinômios.
[Download TCC]