Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOSE RUTENIO DO AMARAL JUNIOR
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
O ENSINO DE POLÍGONOS COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os conceitos geométricos constituem parte primordial na construção do conhecimento matemático, pois por meio deles, o aluno tende a desenvolver um tipo especial de pensamento que lhe possibilita compreender, descrever e representar o mundo em que vive. A Geometria é um campo fértil para se trabalhar com situações problemas e é um tema pelo qual os alunos costumam interessar-se naturalmente explorado através de objetos concretos. O ensino da Geometria está estritamente ligado às relações métricas que fazem o elo entre o estudo das formas geométricas e os números que quantificam determinadas grandezas. De acordo com os PCN´s, o uso de recursos tecnológicos vem ajudando a melhorar de forma significativa o processo de ensino e aprendizagem deste tema. Porém, vários professores ainda não utilizam tais recursos em sua prática pedagógica, visto que, nos dias atuais é de suma importância orientar os educadores para que incorporem em sua prática pedagógica o uso de tais recursos. Considerando este contexto, o presente trabalho tem por finalidade apresentar uma sequencia didática com o Geogebra, disponibilizando um método de aprendizagem dinâmica, mostrando ao professor que com o uso dos recursos disponíveis no Geogebra é possível criar ambientes interativos que podem ser usados dentro ou extraclasse, ocasionando assim, um dinamismo nos conteúdos trabalhados em sala de aula. O tema que servirá de alicerce a este trabalho será o estudo dos polígonos, abordando as construções gráficas e suas propriedades.
[Download TCC]