Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RONALDO CAETANO BARBOZA
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
ENSINO DE FUNÇÕES: UMA DISCUSSÃO SOBRE O COMPORTAMENTO VARIACIONAL DE SUAS GRANDEZAS
Resumo
As discussões acerca de uma educação completa e para vida tem transformado o ensino
de matemática no Brasil. O estudo de matemática no Ensino Médio deve criar no aluno
a capacidade de argumentar, tomar decisões, validar e criar soluções para problemas relacionados
a vida, ao trabalho e à própria matemática. Nesse aspecto, as funções reais
têm papel de fundamental importância, algo reconhecido por autores em seus livros didáticos
e por professores que dedicam grande parte do tempo ao ensino de tal assunto. Este
trabalho tenta levantar uma discussão para a importância de um debate profundo sobre a
variabilidade das grandezas nos problemas de função, caracterizando o comportamento
de cada função e permitindo ao aluno modelar um problema a partir de um conjunto de
valores conhecidos. Aplica-se uma atividade a alunos de Ensino Médio, que já estudaram
as funções reais elementares, com problemas de três tipos: acompanhados da lei de formação,
com tabelas de valores e outros com os gráficos da função. Faz-se uma discussão
com os resultados obtidos.
[Download TCC]