Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ELIEL GONÇALVES VILLA NOVA
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campo Grande - MS
Dissertação
Título
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E DESEMPENHO ESCOLAR NO COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE - VIA INTERVALOS DE CONFIANÇA BOOTSTRAP
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar quantitativamente a aprovação do
aluno no final do ano escolar com base no resultado que ele obteve na Avaliação Diagnóstica
(AD), a qual é um instrumento de avaliação de conteúdos da área cognitiva que visa verificar o
nível de absorção de pré-requisitos, em uma ou mais disciplinas indispensáveis à continuidade
dos estudos no ano escolar pretendido.
Os dados para essa análise são provenientes do Colégio Militar de Campo Grande
um dos doze Colégios Militares do Sistema Colégio Militar do Brasil. Entretanto, para essa
análise, a abordagem tradicional da Estatística Inferencial não nos atente. Pois ela se baseia
em teorias que não estão disponíveis para pequenas amostras, que é a realidade dos dados
que desejamos analisar.
Em meio a esse problema, encontramos uma alternativa a essa abordagem, o
método bootstrap, introduzido por Efron em 1979. Esse é um método de reamostragem o
qual é amplamente aplicável, ele é utilizado pois não necessita de muitas suposições para
estimação dos parâmetros das distribuições de interesse. A aplicabilidade desse método é
facilitada, atualmente, pela enorme capacidade de cálculo de nossos computadores, já que
ele necessita de um considerável custo computacional.
[Download TCC]