MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ELIEL GONÇALVES VILLA NOVA

UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campo Grande - MS

Dissertação

Título
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E DESEMPENHO ESCOLAR NO COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE - VIA INTERVALOS DE CONFIANÇA BOOTSTRAP
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar quantitativamente a aprovação do aluno no final do ano escolar com base no resultado que ele obteve na Avaliação Diagnóstica (AD), a qual é um instrumento de avaliação de conteúdos da área cognitiva que visa verificar o nível de absorção de pré-requisitos, em uma ou mais disciplinas indispensáveis à continuidade dos estudos no ano escolar pretendido. Os dados para essa análise são provenientes do Colégio Militar de Campo Grande um dos doze Colégios Militares do Sistema Colégio Militar do Brasil. Entretanto, para essa análise, a abordagem tradicional da Estatística Inferencial não nos atente. Pois ela se baseia em teorias que não estão disponíveis para pequenas amostras, que é a realidade dos dados que desejamos analisar. Em meio a esse problema, encontramos uma alternativa a essa abordagem, o método bootstrap, introduzido por Efron em 1979. Esse é um método de reamostragem o qual é amplamente aplicável, ele é utilizado pois não necessita de muitas suposições para estimação dos parâmetros das distribuições de interesse. A aplicabilidade desse método é facilitada, atualmente, pela enorme capacidade de cálculo de nossos computadores, já que ele necessita de um considerável custo computacional.
[Download TCC]