Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ELINELSON GOMES DE OLIVEIRA
UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Maceió - AL
Dissertação
Título
UMA ABORDAGEM DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL, TENDO A HISTÓRIA COMO RECURSO DIDÁTICO
Resumo
Neste trabalho, está exposto o relato da elaboração e da aplicação de uma sequência didática para uma abordagem da trigonometria no ensino fundamental, tendo a história da matemática como recurso didático. Essa sequência foi elaborada, visando a atender as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). São apresentadas sucintas biografias de alguns matemáticos que foram marcantes nesse tópico da Matemática, bem como alguns métodos práticos utilizados por eles. São destacadas, além disso, algumas definições, propriedades e alguns teoremas que são necessários para o desenvolvimento da trigonometria no Ensino Fundamental. Em sequência, passa-se ao relato dos seminários apresentados pelos alunos sobre a História da Trigonometria, com a utilização de slides e vídeos. Por fim, é apresentada a maneira pela qual os alunos fizeram alguns experimentos para calcular a altura de alguns objetos, utilizando o teodolito como um instrumento, o qual proporcionou um elo entre a História e a prática.
[Download TCC]