Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCO AURÉLIO MEIRA FONSECA
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
O USO DA PLANILHA E CORREIO ELETRÔNICO COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATRIZES, DETERMINANTES E SISTEMAS LINEARES: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Na sociedade contemporânea destaca-se o uso intensivo de diversos recursos
tecnológicos em diferentes áreas de produção e prestação de serviços. Entretanto,
na Educação muito pouco tem sido utilizado em sala de aula. As Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC) despontam como poderosa ferramenta pedagógica
no ensino das diversas áreas, sobretudo na matemática, que por ter linguagem
própria e fazer uso de algoritmos, possibilita a utilização de variados programas e
recursos tecnológicos no seu estudo e ensino. Sendo assim, este trabalho apresenta
um estudo acerca da utilização, como recurso didático, do correio eletrônico e da
planilha, software de fácil acesso e uso, no ensino dos conteúdos de matrizes,
determinantes e sistemas lineares. O estudo foi realizado no 2º semestre de 2012,
em três turmas do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Norte de Minas –
Campus Salinas. O trabalho foi desenvolvido após o estudo em sala de aula dos
conteúdos de matrizes, determinantes e sistemas lineares e consistiu na aplicação
de atividades que requeriam o uso da planilha eletrônica e do conhecimento
adquirido dos conteúdos em sala de aula, para solucionar as situações problemas
propostas. A metodologia da pesquisa utilizada foi qualitativa e quantitativa, com
observação durante o desenvolvimento do processo e, análise dos dados obtidos.
Visando assim, verificar a aceitação do uso de softwares no ensino de matemática, a
melhora da aprendizagem com o uso deste recurso, bem como aplicações práticas
dos conteúdos de matemática estudados em sala de aula. Após análise dos dados e
depoimento dos alunos constatou-se a boa aceitação do uso de recursos
tecnológicos agregados ao ensino da matemática, melhora no entendimento e
aprendizagem do conteúdo, maior interesse no estudo da matemática através da
realização das atividades e maior percepção da prática cotidiana da matemática em
nossas vidas.
[Download TCC]