MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ELTON SEVERINO DA SILVA DÓRIA

FUFS - Universidade Federal de Sergipe - Aracaju - SE

Dissertação

Título
O estudo de Curvas de Nível na Educação Básica
Resumo
A presente dissertação tem por objetivo sugerir a possibilidade de que grande parte do estudo de curvas de nível pode ser abordada nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Ao analisar alguns componentes do estudo de curvas de nível, como pontos, retas, planos, curvas, coordenadas, proporções, entre outros, percebe-se que muitos dos conteúdos da educação básica são contemplados em tal exploração, assim como é intensificada a compreensão geométrica espacial do estudante. Outro registro é que, abordagens a respeito de Lugares Geométricos ou estudos, por exemplo, de Coordenadas Cartesianas no Espaço ou Coordenadas Polares, que são empregadas no estudo de curvas de nível, poderiam ocorrer em tais séries, pois são conhecimentos que auxiliam na percepção do meio em que vivemos. No decorrer do trabalho ocorrem diferentes investidas acerca do tema, desde o contexto histórico, passando por conhecimentos matemáticos e geométricos, adentrando um pouco em topografia até chegar a uma situação prática, na qual, a partir da construção da representação de um relevo, é possível desenhar suas curvas de nível e seu perfil topográfico. O caminho contrário também pode ser feito, pois a partir de um conjunto de curvas, podemos obter o formato do acidente geográfico.
[Download TCC]