MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MOACIR PENAZZO

UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - Cuiabá - MT

Dissertação

Título
A GEOMETRIA DINÂMICA COMO FONTE DE MOTIVAÇÃO PARA O ESTUDO DA TRIGONOMETRIA
Resumo
Este estudo busca apresentar uma proposta moderna para o ensino da Trigonometria no Ensino Médio. Ao utilizar os recursos da tecnologia informática, proporciona uma abordagem nova, rica e muito e?ciente no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. O software utilizado para a realização dos trabalhos é o GeoGebra que reúne geometria, álgebra e cálculo, pois de forma dinâmica, transmite ideias de movimentos e mudanças, contemplando os principais conte´udos de trigonometria, destaca o estudo dos triângulos e, principalmente,o conceito de proporcionalidade,fazendo com que o aluno perceba que senos, cossenos e tangentes estão fortemente ligados com as noções de proporções. Importantes nomes da História da Matemática surgem no contexto da trigonometria, o que evidencia ser imprescindível conhecê-la para melhor compreender seus conceitos e possibilitar que as experiências adquiridas pela humanidade durante séculos possam ser aplicadas em sala de aula como recurso pedagógico, o que desperta no aluno a vontade e a necessidade de aprender, ao oportunizar assim suas aplicações em seu cotidiano.
[Download TCC]