Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MOACIR PENAZZO
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - Cuiabá - MT
Dissertação
Título
A GEOMETRIA DINÂMICA COMO FONTE DE MOTIVAÇÃO PARA O ESTUDO DA TRIGONOMETRIA
Resumo
Este estudo busca apresentar uma proposta moderna para o ensino da Trigonometria no Ensino Médio. Ao utilizar os recursos da tecnologia informática, proporciona uma abordagem nova, rica e muito e?ciente no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. O software utilizado para a realização dos trabalhos é o GeoGebra que
reúne geometria, álgebra e cálculo, pois de forma dinâmica, transmite ideias de movimentos
e mudanças, contemplando os principais conte´udos de trigonometria, destaca o
estudo dos triângulos e, principalmente,o conceito de proporcionalidade,fazendo com que
o aluno perceba que senos, cossenos e tangentes estão fortemente ligados com as noções
de proporções.
Importantes nomes da História da Matemática surgem no contexto da trigonometria, o que evidencia ser imprescindível conhecê-la para melhor compreender seus conceitos
e possibilitar que as experiências adquiridas pela humanidade durante séculos possam ser
aplicadas em sala de aula como recurso pedagógico, o que desperta no aluno a vontade e
a necessidade de aprender, ao oportunizar assim suas aplicações em seu cotidiano.
[Download TCC]