Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALLAN DARLEY FIGUEIREDO DE SALES
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória - ES
Dissertação
Título
MATEMÁTICA CONTEXTUALIZADA: A HISTÓRIA HUMANIZANDO O ENSINO DA EQUAÇÃO DO 1º GRAU
Resumo
O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de enfatizar a importância da História da Matemática como recurso didático capaz de internalizar alguns conceitos
referentes ao ensino e aprendizagem da matemática, em especial as equações de 1º grau. Propõe-se que, por meio do conhecimento histórico, o ensino se torne mais
atrativo e eficaz, e assim, facilita-se a contextualização de conteúdos matemáticos. No presente estudo, foi desenvolvido uma pesquisa experimental de caráter
comparativo. Esta pesquisa foi baseada em alguns teóricos que defendem a utilização da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem. A partir dos resultados da pesquisa constatou-se que a História da Matemática enquanto
recurso didático contribui para melhor compreensão do conceito desenvolvido, permitindo aos estudantes uma nova visão da matemática presente no seu cotidiano.
[Download TCC]