Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FERNANDO DORTA
UEL - Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR
Dissertação
Título
OS PARADOXOS E AS AULAS DE MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES E SUGESTÕES
Resumo
Este trabalho constitui uma proposta para o uso de paradoxos nas aulas de Matemática. Considerando a natureza das atividades associadas a este uso, indicamos a Investigação Matemática na Sala de Aula como sugestão de procedimento metodológico para aplicação dos paradoxos nas aulas de Matemática. No texto abordamos os paradoxos, suas possíveis classificações e sua associação com alguns conceitos matemáticos. A descrição de uma experiência de ensino tratando do “Paradoxo de Carroll” dá indicativos de como esta metodologia viabiliza o ensino de Matemática associada a paradoxos. Como complementação da proposta, fazemos indicativos do uso do “Paradoxo de Mello”, do “Paradoxo ” 2=1 e dos “Paradoxos de Partilha”, sinalizando como estas atividades podem subsidiar o ensino e a aprendizagem da Matemática.
[Download TCC]