Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANDERSON FERNANDES NOVANTA
IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
Ensino de estatística através de projetos: uma experiência no 9º ano do Ensino Fundamental
Resumo
Apresentamos inicialmente neste trabalho algumas ponderações sobre o desenvolvimento e a importância da alfabetização estatística para a sociedade. Fizemos a proposta do ensino de estatística para as turmas de 9º ano do Ensino Fundamental através de projetos. Em seguida foi descrita todas as etapas do projeto realizado numa
Escola Estadual da Baixada Fluminense. Neste projeto, os alunos tiveram oportunidade de participar de todas as etapas do processo estatístico, desde a coleta de dados até a interpretação e análise dos resultados obtidos. Foi aplicado, para esta turma e para uma turma de controle, a qual não participou do projeto, um Pré-Teste e um Pós- Teste, a fim de analisarmos o desenvolvimento adquirido por cada uma das turmas. Por fim, foi feita uma análise detalhada das notas obtidas pelos alunos de ambas as turmas nos testes. Para tal, utilizamos os testes de hipóteses para dados emparelhados e testes de hipóteses
para amostras independentes.
[Download TCC]