Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EMANUEL GOMES LOURENÇO
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO ENSINO DE LOGARITMO
Resumo
O presente estudo tem como objetivo propor uma metodologia de ensino para a aprendizagem Matemática de logaritmos, utilizando como auxilio o software GeoGebra. Para tanto desenvolve atividades que contemplam logaritmos, aborda as novas tecnologias em suas funcionalidades e utilização em sala de aula e apresenta
o software de matemática dinâmica visando melhorar a aprendizagem dos discentes. Como procedimentos metodológicos, a pesquisa estrutura em duas partes, em que a primeira desenvolve conteúdos teórico-bibliográficos e a segunda desenvolve uma sequencia didática de cinco atividades de logaritmos. Considerando
que tanto o ensino quanto o estudo das funções logarítmicas tiveram pouca inovação ao longo dos séculos e que a sociedade está cada vez mais informatizada,
neste trabalho foram produzidas atividades, que podem se encaixar perfeitamente no planejamento de aulas do professor, voltadas ao uso das TICs (Tecnologia da
Informação e Comunicação), mais especificamente ao uso do software de matemática dinâmica (DMS) GeoGebra. Essas atividades buscam, em geral, a descoberta, através da manipulação, de conceitos matemáticos importantes na
teoria dos logaritmos. Sendo assim, como resultados, a proposta mostra-se relevante para a melhoria da aprendizagem Matemática, em que os conteúdos de
logaritmos podem ser mais bem compreendidos com o auxílio do GeoGebra, com possibilidades de promover motivações e entusiasmo dos alunos com a disciplina, conteúdos e forma de ensino. As considerações finais refletem sobre a importância de futuras abordagens e abertura para novos olhares, que possam contribuir para inovar a prática pedagógica e favorecer o ensino-aprendizagem de Matemática.
[Download TCC]